SPAGHETTI WESTERN

Com Tom Mix e Broncho Billy, o "AMERICAN WESTERN" invadiu o Velho Continente no cinema mudo. Nas décadas de 30 e 40, filmes com Cowboys, Índios e Mexicanos já eram produzidos aleatoriamente na Europa!!!

No final da Década de 50, com o fim dos grandes investimentos internacionais nos estúdios Cinecittà, a indústria cinematográfica Italiana (Produtores, Diretores e Artistas)  viram no sucesso da Série Alemã Winnetou em 1963 do Diretor Austríaco Harald Reinl, baseado nos livros de Karl May, onde eles transformaram a antiga Iugoslávia no longínquo Velho Oeste Americano (Posteriormente, esse gênero foi chamado de CHUCRUTE WESTERN)... Algo que os motivou na produção em massa dos "Westerns", antes desse fenômeno, o 1º filme feito na Europa que os antigos Brasileiros chamavam de BANG BANG, foi em 1951 "Io sono il capataz" do Diretor Giorgio Simonelli, sobre a Revolução Mexicana, em 1952 "Il bandolero stanco" do Diretor Fernando Cerchio no estilo "Western Comédia", também em 1952 "Il sogno di Zorro" do Diretor Mario Soldati sobre as Aventuras do Zorro... E assim seguiu em 1953 com "La monataña sin ley" do Diretor Miguel Lluch um Francês radicado na Espanha, "Jonny rettet Nebrador" do Diretor Alemão Rudolf Jugert... Porém, todos esses filmes seguiam a escola Norte Americana, onde os Mocinhos se vestiam bem, eram limpinhos, educados, românticos e sempre venciam... Muito diferente do que iria acontecer em meados da década de 1960, com o  "SPAGHETTI WESTERN"!!!

Os Diretores Italianos: Duccio Tessari, Enzo G. Castellari, Franco Giraldi, Gianfranco Parolini, Giorgio Ferroni, Giovanni Fago, Giulio Petroni, Maurizio Lucidi, Sérgio Coburcci, Sergio Leone, Sergio Sollima, Tonino Valerii... Criaram personagens icônicos: Django, Keoma (Franco Nero), Sabata (Lee Van Clef), Sartana (Gianni Garko), Ringo (Giuliano Gemma), Trinity (Terence Hill), Tepepa (Tomás Milián), Pecos (Robert Woods)... E óbvio, o "HOMEM SEM NOME" (Clint Eastwood), na Trilogia criada pelo gênio Sérgio Leone, com as músicas do memorável Maestro Ennio Morricone (1964 Por um punhado de dólares, 1965 Por uns dólares a mais, 1966 O Bom, o Mau e o Feio no Brasil "Três Homens em Conflito")... Em 1968, Sérgio Leone fez uma obra prima chamada "Era uma Vez no Oeste", onde ele pode usar todos os recursos de uma grande produção, com várias cenas cadenciadas e com músicas de Ennio Morricone, esse Spaghetti Western foi filmado nos EUA: (Monument Valley, Kayenta, Red Mesa, Teec Nos Pos e Mexican Water, Arizona; Highway 163, Monument Valley e Moab, Utah; Paramount Studios - 5555 Melrose Avenue, Hollywood, Los Angeles, California) MÉXICO (Bavispe, Sonora), ITÁLIA (Cinecittà Studios, Cinecittà, Rome, Lazio), ESPANHA (Poblado Western 'Sergio Leone', Desierto de Tabernas, Almería, Andalucía), foi uma resposta com "luva de pelica" para os críticos ("COM RECURSOS DE HOLLYWOOD, NÓS TAMBÉM SABEMOS FAZER CINEMA, RESPEITEM O NOSSO TRABALHO")... 

Sergio Leone odiava politicaticagem, ele dizia para os amigos mais próximos: "Seja qual for a revolução, os revolucionários só querem dinheiro e usam o povo humilde como massa de manobra". Foi isso que ele mostrou no seu último Western em 1971 "Quando Explode a Vingança". Uns culpam os críticos de cinema da época, outros dizem que o termo pejorativo "Spaghetti Western" foi criado nos "Bastidores de Hollywood" para depreciar o bom trabalho que era feito na Europa. Lamentável, pois tanto os críticos de cinema quanto Hollywood durante décadas foram sustentados pelo "Cinema Western", o Americanos começaram abandonar o Gênero Western no início da Década de 60, e foi o Cinema Europeu que resgatou o "VELHO OESTE" para o MUNDO, despertando o interesse nos Jovens das décadas de 70, 80 e 90!!!

Infelizmente algumas pessoas, ainda tem preconceito contra os filmes de Faroeste Off-USA, provavelmente para esse tipo de gente, "Star Wars foi mesmo filmado no espaço", ou seja, só é Western se for filmado nos Estados Unidos??? Sendo que mesmo lá, eles também usavam Estúdios, Cidades Cenográficas e Locações em outros Países (Way of a Gaucho 1952 na Argentina, The Americano 1955 no Brasil, The Proud and Damned 1972 na Colômbia...) e não no "Velho Oeste", óbvio... Sem falar do "Cracker Westerns ou Florida Westerns" um gênero tanto do cinema quanto da literatura do século XIX, onde a maior parte das histórias desses livros e filmes se passam durante a Segunda Guerra dos Seminoles (1835/1842), na Flórida, daí uma das nomenclaturas. Um dos mais antigos filmes desse subgênero é Drums of Destiny 1937, de Ray Taylor; todavia, os Florida Westerns só se tornaram popular nos anos 1950, dando poucos frutos ao longo da história. Exemplos de Cracker ou Florida Westers: Tambores Distantes 1951; Pântano Sinistro 1953; Seminole 1953; Libertador de Índios 1957; Jornada Tétrica 1958 e Osceola 1971. 

Assim como "Hollywood" faz filmes sobre a Europa, Ásia, África e Amazônia lá nos Estúdios de Los Angeles... Os Europeus, Sul-americanos, Asiáticos e Africanos também podem fazer filmes sobre  a AMÉRICA DO NORTE, pois essa é a MAGIA DO CINEMA!!!

De 1951/1964 até 1985 foram produzidos mais de 500 Filmes de Faroeste na Europa, gerando emprego e renda para milhares de pessoas, a maioria em Almería (Espanha), alguns com locações fora da Europa, por ex. no Brasil (O Cangaceiro 1969)... Infelizmente alguns Produtores e Diretores oportunistas, transformaram os Filmes numa espécie de GARIMPO e passaram a devastar tudo busca de ouro/bilheteria, em vez de investirem na qualidade, eles preferiram a quantidade, pegando carona nos sucessos dos outros, e assim aos poucos, eles foram matando a galinha dos ovos de ouro... E do ano 2000 em diante, o "Gênero Faroeste", se limita aos Remakes ou Minisséries nas TVs pagas!!!